Abril/2012 - Curso Relações Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, por Marcia Carvalhal e Marcello Chamusca
Data: 28 e 29 de abril de 2012
Local: Faculdade Batista Brasileira - Itaigara, Salvador/BA.
Facilitadores:
Profa. Msc. Márcia Carvalhal
Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduada em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Relações Públicas; pesquisadora da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006. Professora dos cursos de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica em Mídias Sociais e Comunicação Digital da Faculdade Batista Brasileira (FBB) e do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Estratégico da Faculdade Juvêncio Terra. Atualmente é diretora de Relações Públicas da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC) e do comitê internacional da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores, além de membro associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Conferencista internacional com mais de 70 conferências e palestras realizadas em 9 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretora de conteúdo do Portal RP-Bahia; editora da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV. Atua como consultora de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É organizadora dos e-books Relações Públicas Digitais (2010) e Comunicação e Marketing Digitais (2011); autora dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e A territorialidade e a dimensão participativa na Ciberdemocracia (2011); autora de cerca de 50 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior. Vencedora do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Argentina), em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Foi por duas vezes professora de comunicação homenageada da turma na Faculdade Isaac Newton, onde atuou como professora dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009). Foi coordenadora da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro da comissão organizadora da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).
Prof. Msc. Marcello Chamusca
Doutorando em Educação; mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006. Coordenador do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica em Mídias Sociais e Comunicação Digital da Faculdade Batista Brasileira (FBB); professor convidado de outros oito cursos de pós-graduação em vários cidades e estados do Brasil. Além disso, é professor do curso de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira. Atualmente é secretário geral da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC) e do comitê internacional da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores, além de membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). Conferencista internacional com mais de 70 conferências e palestras realizadas em 9 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV, além de colunista do Portal Nós da Comunicação e da Revista PQN. Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras. É organizador dos e-books Relações Públicas Digitais (2010) e Comunicação e Marketing Digitais (2011); autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011); autor de cerca de 60 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior. Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Argentina), em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Foi por cinco vezes professor de comunicação homenageado da turma, em duas instituições distintas (UNIFACS e Isaac Newton). Foi coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); professor do Instituto Federal da Bahia (2009/2011); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).
Objetivos do curso:
- identificar o uso de instrumentos de comunicação por parte das organizações com propósito de educar e conscientizar seus públicos a viverem em harmonia com o meio ambiente, para respeitá-lo, preservá-lo e serem multiplicadores de uma consciência ecológica para as futuras gerações;
- analisar criticamente as estratégias de relacionamento das organizações com seus diversos públicos, que visem o seu desenvolvimento sustentável, tendo como foco o meio ambiente, seja em programas de recuperação ou conservação de ecossistemas existentes em seu entorno;
- alinhar conceitos e conhecimento que relacionam sustentabilidade, comunicação e relações públicas e oferecer informação prática, além de reflexão para o posicionamento do comunicador no ambiente corporativo;
- Trabalhar três pilares:
comunicação da sustentabilidade;
comunicação para a sustentabilidade; e,
sustentabilidade da comunicação.
Conteúdo Programático:
- Postura empresarial frente às novas demandas sociais:
Meio ambiente
histórico
principais eventos
consciência da sua importância
- Educação Ambiental:
conceito
práticas
- Conceito de sustentabilidade:
três pilares:
* comunicação da sustentabilidade;
* comunicação para a sustentabilidade; e,
* sustentabilidade da comunicação.
- Práticas e relacionamentos estratégicos:
fortalecendo conceitos
valorizando as melhores práticas sustentáveis
- Educomunicação
- Artcomunicação
- Arteducação
- Comunicação e meio ambiente
a comunicação como condicionante ambiental
o papel da comunicação na área ambiental
práticas de comunicação
programas de comunicação social integrados aos PBAs
comunicação de medidas compensatórias e mitigadoras
documentos característicos
* EIA/RIMA
* PBA
* PCS
* PEACS
Carga-horária: 20 horas/aula
Investimento: R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 20 de abril de 2012, você ganha 50% de desconto, pagando apenas R$ 325,00 (trezentos e vinte e cinco reais).