Curso de Comunicação e Relações Públicas Digitais com Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal

29/11/2011 17:12

Os professores Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal realizam nos dias 17 e 18 de dezembro de 2011, na Faculdade Batista Brasileira, em Salvador, o curso de Comunicação e Relações Públicas Digitais.

O curso tem a proposta de abordar os processos de comunicação e relações públicas, interfaceados pelas tecnologias informacionais digitais, de modo abrangente, conceitual e aplicado, visando atualizar e contextualizar as práticas dessas atividades no âmbito contemporâneo, para tanto se explorará conteúdos como comunicação na contemporaneidade; comunicação e os processos digitais; midias massivas e pós-massivas; mídias sociais e redes sociais como ferramenta de comunicação organizacional e relações públicas; contexto da mobilidade digital; dispositivos móveis digitais e mídias locativas e multirredes de acesso sem fio; relações públicas e os processos digitais; e instrumentos de Relações Públicas Digitais.

O curso tem carga-horária de 20 horas/aula e o investimento é de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 12 de dezembro de 2011, o aluno ganha 20% de desconto, pagando R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais).

 

Informações sobre os facilitadores:

Prof. Ms. Marcello Chamusca - Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006.

Coordenador do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB); professor convidado dos seguintes cursos de pós-graduação: * MBA em Marketing Digital, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), * Comunicação e Marketing Estratégico, da Faculdade Juvêncio Terra (FJT), * Comunicação Organizacional, da Faculdade 2 de Julho (F2J), * Marketing Digital, da Unijorge, * * Marketing Digital, da Faculdade Adventista da Bahia (FAB), * Gestão Estratégica em Comunicação Digital, da Solaris Cursos. Além disso, é professor do curso de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira.

Atualmente é secretário geral da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC), membro da Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP), além de membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).

Conferencista internacional com mais de 70 conferências e palestras realizadas em 9 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV, além de colunista do Portal Nós da Comunicação e da Revista PQN.

Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras.

É organizador dos e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011); autor de cerca de 60 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Argentina), em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Foi por cinco vezes professor de comunicação homenageado da turma, em duas instituições distintas (UNIFACS e Isaac Newton).

Foi professor do Instituto Federal da Bahia (2009/2011); coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Profa. Ms. Marcia Carvalhal - Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduada em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisadora da área de cibercultura vinculada ao CNPq, desde 2006.

Professora do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB); e do curso Comunicação e Marketing Estratégico, da Faculdade Juvêncio Terra (FJT).

Atualmente é membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC) e membro associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).

Conferencista internacional com mais de 70 conferências e palestras realizadas em 9 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretora de conteúdo do Portal RP-Bahia; editora da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV.

Atua como consultora de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras.

É organizadora dos e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autora dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e A territorialidade e dimensão participativa na ciberdemocracia (2011); autora de cerca de 50 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Vencedora do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Argentina), em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Foi por duas vezes professora de comunicação homenageada da turma na Faculdade Isaac Newton.

Foi professora dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; coordenadora da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro da comissão organizadora da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).