Maio/2015 - Gestão de Risco e Crises de Imagem: on e off-line - Por Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal

08/03/2015 15:45

Datas:

Turma 1 - 20 e 21 de maio de 2015 - das 14h às 18h

Turma 2 - 30 de maio de 2015 - das 8h às 17h30 (com intervalo livre para o almoço)

 

Conteúdo Programático: O curso tem a proposta de apresentar a ambiência tecnológica digital com as suas principais características, buscando entender como a atividade de Comunicação e Relações Públicas está inserida neste contexto, e como este pode ser explorado adequadamente pelos profissionais da área. Para tanto, se explorará o seguinte conteúdo:

 

Identidade, imagem e reputação

 

Crise de imagem

- conceitos

- como reconhecê-la

- fatos que levam a crise

- características das crises

- tipos de crise

 

Gestão de Risco

- conceitos

- ações organizacionais de prevenção

- planejamento de risco

 

Gestão de Crises

- conceitos

- elementos

- como se preparar para uma crise

- plano de gestão

 

Crises on-line

- onde mora o perigo

- reputação on-line

- características

- identificação 

- estratégias on-line

 

Dicas para brindar uma marca nas mídias sociais

 

Facilitadores:

Prof. Ms. Marcello Chamusca - Doutorando e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006.

Professor convidado do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB) e de outros 13 cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, incluindo o MBA em Marketing Digital da FGV, considerado o melhor curso da área na América Latina. 

Atualmente é presidente da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro permanente do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC), além de membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).

Conferencista internacional com mais de 100 conferências e palestras realizadas em 10 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV, além de colunista do Portal Nós da Comunicação e da Revista PQN.

Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras.

É organizador dos livros Relações Públicas e Comunicação no Contexto Contemporâneo - volume I e II (2014) e dos e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011); autor de cerca de 90 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da ALARP-Argentina, em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil , em 2010. Em 2013, também pelo Portal RP-Bahia recebeu o XLASC AWARDS, em Santo Domingo, República Dominicana. Foi por seis vezes professor homenageado da turma, em três instituições distintas (UNIFACS, Faculdade Isaac Newton e Faculdade Batista Brasileira) e paraninfo da turma de Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA, de 2011/2.

Foi professor convidado do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012), professor substituto do curso de Administração de Empresas no Instituto Federal da Bahia IFBA (2009/2011), coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Profa. Ms. Márcia Carvalhal - Doutoranda e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduada em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisadora da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006.

Coordenadora do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB) e de outros 6 cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. 

Atualmente é secretária geral da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro permanente do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC), além de membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).

Conferencista internacional com mais de 100 conferências e palestras realizadas em 10 países da Europa, América Latina e Caribe.

Atua como consultora de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras.

É organizadora dos livros Relações Públicas e Comunicação no Contexto Contemporâneo - volume I e II (2014) e dos e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autora dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e A territorialidade e a dimensão partipativa na ciberdemocracia: o caso do Fórum Social Mundial (2011); autor de cerca de 60 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Ganhadora do Prêmio Internacional Eduardo Judas Barros, como profissional de Relações Públicas de maior destaque de 2014 na América Latina. Vencedora do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da ALARP-Argentina, em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil , em 2010. Em 2013, também pelo Portal RP-Bahia recebeu o XLASC AWARDS, em Santo Domingo, República Dominicana. Foi por seis vezes professor homenageado da turma, em três instituições distintas (UNIFACS, Faculdade Isaac Newton e Faculdade Batista Brasileira) e paraninfo da turma de Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA, de 2011/2.

Foi professora dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; coordenadora da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro da comissão organizadora da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Carga-horária: 10 horas/aula

 

Investimento: R$ 256,00 (duzentos e cinquenta e seis reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 11 de maio de 2015, você ganha 50% de desconto, pagando apenas R$ 128,00 (cento e vinte e oito reais). 60% de desconto para estudantes de graduação: R$ 104,00 (cento e quatro reais).