Março/2015 - Estratégias de Mobilidade Digital em Comunicação e Marketing: conceitos e práticas - Por Marcello Chamusca

08/03/2015 12:52

Datas: 

Turma 1 - 25 e 27 de março de 2015

Turma 2 - 28 de março de 2015

 

Conteúdo Programático: O curso tem a proposta de apresentar os principais conceitos relacionados à mobilidade digital no contexto da comunicação e do marketing, possibilitando aos participantes entender e conhecer as ferramentas e tecnologias móveis disponíveis, bem como essas vêm sendo aplicadas aos mais diversos tipos de negócios, como diferencial competitivo e estratégico. Para tanto, se explorará o seguinte conteúdo:

 

Conceitos essenciais para o entendimento da mobilidade digital

- Mídias locativas digitais

- Dispositivos móveis digitais

- Conexão ubíqua

- Comunicação móvel pervasiva

- Geolocalização

- Hiperlocalização

 

A importância da comunicação móvel no Brasil e no mundo

- Dados estatísticos gerais da mobilidade no Brasil e no mundo

- Dados de enfoque comportamental dos usuários de dispositivos móveis

 

Ambiência da comunicação e marketing em mobilidade

- A Era da transparência de preços: como identificar e lidar com esse advento

- Entendendo e adequando os negócios para as multitelas

- Aplicativos nativos ou web? Vantagens e desvantagens.

 

Tecnologias, Ferramentas, Modelos de Negócio e Serviços      

- SMS

- MMS

- Bluetooth

- QRCode

- Realidade Aumentada

- RFID

 

Como inserir o seu negócio no ambiente da mobilidade digital

- Aplicação prática da mobilidade nos negócios

- Estratégias mobile

- Exemplos de ações mobile de destaque

 

Campanhas mobile

- Planejamento de campanhas mobile

- Exemplos de campanhas mobile

 

Facilitador:

Prof. Ms. Marcello Chamusca - Doutorando e Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006.

Professor convidado do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB) e de outros 13 cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, incluindo o MBA em Marketing Digital da FGV, considerado o melhor curso da área na América Latina. 

Atualmente é presidente da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro permanente do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC), além de membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).

Conferencista internacional com mais de 100 conferências e palestras realizadas em 10 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV, além de colunista do Portal Nós da Comunicação e da Revista PQN.

Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras.

É organizador dos e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011); autor de cerca de 60 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da ALARP-Argentina, em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil , em 2010. Em 2013, também pelo Portal RP-Bahia recebeu o XLASC AWARDS, em Santo Domingo, República Dominicana. Foi por seis vezes professor homenageado da turma, em três instituições distintas (UNIFACS, Faculdade Isaac Newton e Faculdade Batista Brasileira) e paraninfo da turma de Administração do Instituto Federal da Bahia - IFBA, de 2011/2.

Foi professor convidado do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012), professor substituto do curso de Administração de Empresas no Instituto Federal da Bahia IFBA (2009/2011), coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Carga-horária: 10 horas/aula

 

Investimento: R$ 256,00 (duzentos e cinquenta e seis reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 16 de março de 2015, você ganha 50% de desconto, pagando apenas R$ 128,00 (cento e vinte e oito reais). 60% de desconto para ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: R$ 104,00 (cento e quatro reais).