Março-Abril/2012 - Curso Gestão de Relações Públicas na Comunicação Integrada, por profa. dra. Margarida Kunsch

08/01/2012 21:32

 

Data: 31 de março e 1º de abril de 2012

 

Local: Faculdade Batista Brasileira - Itaigara, Salvador/BA.

 

Facilitadora:

 

Profa. Dra. Margarida Kunsch - Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, é mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora-titular da Universidade de São Paulo, leciona nos cursos de graduação e pós-graduação dessa instituição e é presidente da Comissão de Pós-Graduação, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-IUSP. É pesquisadora vinculada ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil. É consultora ad hoc do CNPq, da Capes-Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior e da Fapesp - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo. É consultora nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional Integrada, ministra cursos de reciclagem, aperfeiçoamento profissional e especialização (em nível de pós-graduação) para profissionais da área de Comunicação Social e de áreas afins, no Brasil e no Exterior, em Comunicação Organizacional, Planejamento de Relações Públicas/Comunicação e Teoria de Relações Públicas nasorganizações. Foi presidente da Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas; membro do Conselho Consultivo da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial; membro do Conselho Curador da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; vice-presidente da Ibercom - Associação Ibero-Americana de Comunicação (Porto/Portugal); e diretora de Relações Internacionais da Socicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação. É diretora-responsável e editora de duas revistas científicas: Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; e Revista Latinoamericana de Ciências de la Comunicación, da Alaic - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Integra os conselhos editoriais de diversas revistas científicas do País e do Exterior, como, entre outras: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom -Brasil), Matrizes (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP); e Signo y Pensamiento (Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá/Colombia). Como obras próprias, publicou: Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 1986; 4a. ed. – revista, atualizada e ampliada, 2003); Universidade e comunicação na edificação da sociedade (Loyola, 1992); e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997; reimpressões em 1999, 2002 e 5. ed. em 2007). Envolvendo diversos autores, planejou e organizou os seguintes livros: Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas (Saraiva, 2009); Comunicação organizacional – Vol. 1. Histórico, fundamentos e processos (Saraiva, 2009); Comunicação organizacional – Vol. 2. Linguagem, gestão e perspectivas (Saraiva, 2009); A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações (Difusão, 2009); Relações públicas e comunicação organizacional: campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas (Difusão, 2009); Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas (Difusão, 2008); Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora (Summus, 2007); Obtendo resultados com relações públicas (Pioneira, 1997; reimpressões em 1999, 2002 e 2004; edição atualizada. Em 2006). Organizou as seguintes coletâneas de temas comunicacionais: Comunicação e educação: caminhos cruzados (1986); Comunicação, democracia e cultura (1989), com Francisco de Assis Martins Fernandes; O ensino da comunicação: análises, tendências e perspectivas futuras (1992); Comunicação rural: discurso e prática (1992), com Geraldo Magela Braga; As indústrias culturais e os desafios da integração latino-americana (1993); France-Brésil: recherches récentes en sciences de la communication (1994), com Yvone Mignot-Lefebvre; Transformações da comunicação: ética e técnicas (1995), com Cicilia Maria Krohling Peruzzo; Os processos de globalização e mundialização: tecnologias, estratégias e conteúdo (1995), com Yvonne Mignot-Lefebvre e César Bolaño; Comunicação e meio ambiente (1996), com Ada de Freitas Maneti Dencker; Produção científica brasileira em comunicação na década de 1980: análises, tendências, perspectivas (1998), com Ada de Freitas Maneti Dencker; Pratiques culturelles, communication et citoyenneté (1998), com Yvonne Mignot-Lefebvre e Maria Immacolata Vassallo de Lopes; Comunicación audiovisual: investigación e formación universitarias (1999), com Margarita Ledo Andión; Obtendo resultados com relações públicas (1997; 3a. ed., 2002); Mídia e tolerância: a ciência construindo caminhos de liberdade (2002), com Roseli Fischmann; Ciencias de la comunicación y sociedad: un diálogo para la era digital (2002), com Ingrid Steinbach de Loza e Erick Torrico Villanueva; 70 anos de periodismo y comunicación em América Latina, com Alfredo Alfonso e Forencia Saintout; Ensino da comunicação: qualidade na formação acadêmico-profisisonal (2007). Destaca-se ainda o grande número de capítulos e de artigos científicos que publicou, respectivamente, em livros e em revistas científicas nacionais e internacionais. Dedicando-se ao magistério superior no campo da Comunicação Social desde 1977, ocupou o cargo de coordenadora dos cursos de Relações Públicas em diversas faculdades por onde passou, além de ter sido diretora da Divisão de Difusão Artística, Cultural e Científica da Coordenadoria de Atividades Culturais (1985-1986) e assessora da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade de São Paulo (1994-2000). Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por uma efetiva participação nas entidades científicas e associações de classe da área de Comunicação, tendo ocupado cargos diretivos em diferentes entidades científicas e associações de classe. Assim, foi vice-presidente de Cultura da ABRP/SP - Associação Brasileira de Relações Públicas / Seção de São Paulo (1982-1984), tendo criado o Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais, existente até hoje. Fez parte do Conselho Diretor da UCBC - União Cristã Brasileira de Comunicação Social (1984-1986). Na Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, atuou como diretora cultural (1984-1987), presidente em duas gestões (1987-1989; 1991-1993) e diretora de Relações Internacionais (1995-1997). Na Alaic - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, foi vice-presidente em duas gestões (1992-1995; 1995-1998) e presidente em duas gestões (1998-2002; 2002-2005). Foi membro do Conselho Internacional da IAMCR - International Association for Media and Communication Research (1996-2000).

 

Conteúdo Programático: Estudar os fundamentos teóricos e aplicados da comunicação organizacional integrada na gestão do planejamento estratégico das Relações Públicas, possibilitando aos alunos uma visão sistemática de planejamento estratégico da comunicação organizacional integrada, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam traçar e executar planos, projetos e programas específicos de Relações Públicas no âmbito institucional e estratégico das organizações no contexto da sociedade contemporânea. Se explorará o seguinte conteúdo:

- Comunicação Organizacional: surgimento, conceitos, paradigmas e dimensões da prática;

Comunicação Integrada: filosofia, políticas e modalidades: administrativa, interna, institucional e mercadológica;

Comunicação institucional: conceitos e instrumentos;

Comunicação interna, comunicação administrativa e a comunicação interpessoal nas organizações (processo, níveis de análises, barreiras, fluxos, redes formal e informal e mídias);

Comunicação mercadológica ou comunicação de marketing: conceitos e instrumentos;

 

Planejamento e gestão estratégica de Relações Públicas nas organizações contemporâneas;

Plano estratégico de Comunicação Organizacional: princípios, processos e formulação;

Planejamento de Relações Públicas: função básica, finalidades, tipos e etapas do processo;

Projetos e programas específicos de Comunicação/ Relações Públicas;

Avaliação e mensuração dos programas de Comunicação/Relações Públicas.

 

Carga-horária: 20 horas/aula

Investimento: R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 23 de março de 2012, você ganha 20% de desconto, pagando apenas R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais).