Outubro/2011 - Curso Comunicação e Relacionamentos com Públicos Internos, com o Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno
Data: 29 e 30 de outubro de 2011
Facilitador:
Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno - O professor Wilson da Costa Bueno tem mestrado e doutorado em Comunicação pela USP, especialização em Comunicação Rural (USP/Ministério da Agricultura) e especialização em Jornalismo Científico (USP). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo (mestrado e doutorado) e ex-professor de Jornalismo (Jornalismo Científico, Jornalismo e Saúde, Jornalismo em Agribusiness e Meio Ambiente) da Escola de Comunicações e Artes da USP. Já orientou mais de 90 dissertações de mestrado e teses de doutorado em Comunicação nas áreas de Comunicação Empresarial, Jornalismo Científico, Comunicação Rural e Comunicação e Meio Ambiente. Foi editor de revistas técnicas e científicas, é editor de 4 sites temáticos em comunicação , de 4 revistas digitais de comunicação e 4 newsletters , todos eles nas áreas de Comunicação Empresarial, Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente, Jornalismo Científico e Comunicação para a Saúde. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, vinculado à UMESP e cadastrado no CNPq. É coordenador também dos cursos de Comunicação Empresarial (Lato sensu) da UMESP. Ex- presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), coordena e participa ativamente de grupos de discussão nas áreas de Jornalismo Científico, Comunicação Empresarial e Jornalismo Ambiental. Foi o primeiro doutor em Jornalismo Científico do Brasil. Consultor na área de Comunicação Empresarial, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa. Pioneiro no Brasil em trabalhos de auditoria de imagem das organizações e na realização de congressos em Comunicação Empresarial pela Comtexto. Tem livros publicados, sendo os mais recentes Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias, Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa; Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa; Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica e dezenas de capítulos de livros nas áreas de Comunicação e Saúde, Jornalismo Científico , Comunicação Empresarial, Comunicação e Agribusiness, Comunicação e Jornalismo de maneira geral. Tem dezenas de artigos publicados na Web ou em revistas acadêmicas ou profissionais da área.
Conteúdo Programático: a de O curso tem a proposta de abordar a comunicação interna em sua dimensão mais abrangente, buscando descrever e discutir a relação das organizações com os seus distintos públicos internos. Esta dimensão da comunicação empresarial costuma merecer pouca atenção da literatura mas é essencial para o planejamento estratégico em comunicação das organizações. Com o objetivo de definir conceitos básicos em comunicação interna e avaliar ações e estratégias das organizações voltadas para os públicos internos, se explorará o seguinte conteúdo:
- As novas dimensões da comunicação interna
- Os públicos internos das organizações
- Os veículos de comunicação interna
- Campanhas de comunicação interna
- Comunicação interna e as novas tecnologias
- Comunicação interna e responsabilidade social
- Avaliação da comunicação interna
Carga-horária: 20 horas/aula
Investimento: R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 10 de outubro de 2011, você ganha 20% de desconto, pagando apenas R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais).