Abril de 2013 - Curso Comunicação e Relações Públicas Digitais - Marcello Chamusca

30/03/2013 10:48

 

Data: 27 e 28 de abril de 2013

 

Conteúdo Programático: O curso tem a proposta de abordar os processos de comunicação e relações públicas, interfaceados pelas tecnologias informacionais digitais, de modo abrangente, conceitual e aplicado, visando atualizar e contextualizar as práticas dessas atividades no âmbito contemporâneo, para tanto se explorará o seguinte conteúdo:

- A comunicação na contemporaneidade;

- Comunicação e os processos digitais;

- Midias massivas e pós-massivas;

- Mídias sociais e redes sociais como ferramenta de comunicação organizacional e relações públicas;

- Contexto da mobilidade digital;

- Dispositivos móveis digitais e mídias locativas e multirredes de acesso sem fio;

- Relações Públicas e os processos digitais;

- Instrumentos de Relações Públicas Digitais.

 

Facilitador:

 

Prof. Ms. Marcello Chamusca - Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social; pós-graduado em Educação Superior e Novas Tecnologias; bacharel em Comunicação Social/Habilitação em Relações Públicas; pesquisador da área de cibercultura vinculado ao CNPq, desde 2006.

Coordenador do curso de pós-graduação Gestão Estratégica em Relações Públicas e do MBA em Gestão Estratégica de Mídias Sociais da Faculdade Batista Brasileira (FBB); professor convidado de outros nove cursos de pós-graduação no Brasil. Além disso, é professor dos cursos de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Atualmente é presidente da Associação Latino-americana de Relações Públicas (ALARP-Brasil), membro do Conselho de Relações Públicas do Centro Interamericano de Comunicação (CIC), além de membro associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).

Conferencista internacional com mais de 100 conferências e palestras realizadas em 9 países da Europa, América Latina e Caribe. É diretor geral do Portal RP-Bahia; editor do Guia de Relações Públicas na Internet, da revista digital RP em Revista, do boletim Orgulho de Ser RP, do jornal digital Plantão RP-Online, da Rádio RP-Online e da RP TV, além de colunista do Portal Nós da Comunicação e da Revista PQN.

Atua como CEO da VNI Comunicação Estratégica e Digital e como consultor de Comunicação Social e Relações Públicas, com trabalhos realizados/em andamento na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA), Odebrecht S/A, Coelba/Neoenergia, Global S/A, Instituto Procardíaco, Apae Salvador, dentre outras.

É organizador dos e-books Relações Públicas Digitais (2010), Comunicação e Marketing Digitais (2011) e Relações Públicas Digitais 2.0 (2011); autor dos livros Relações Públicas do Brasil (2007) e Processos Infocomunicacionais e Dinâmicas Territoriais na Cidade Contemporânea (2011); autor de cerca de 60 artigos publicados em livros e periódicos científicos da área de comunicação e educação, além de diversos artigos apresentados/publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Vencedor do Prêmio Iniciacom 2005 na categoria Comunicação Institucional e Relações Públicas. Recebeu a distinção Mérito Acadêmico, da Asociación Latinoamericana de Relaciones Públicas (ALARP-Argentina), em 2009; Mérito Profissional, do Instituto Superior de Relaciones Públicas y Cerimonial de La Plata, em 2010. Também recebeu, da mesma instituição, pelo Portal RP-Bahia, portal que dirige desde 2003, o prêmio de “Melhor Portal de Relações Públicas do Brasil”, em 2010. Foi por seis vezes professor de comunicação homenageado da turma, em três instituições distintas (UNIFACS, Isaac Newton e IFBA).

Foi professor do Instituto Federal da Bahia (2009/2011); coordenador dos cursos de Relações Públicas (2007/2009) e Publicidade e Propaganda (2009) da Faculdade Isaac Newton; professor da Universidade Salvador - UNIFACS (2007/2009); coordenador geral da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas (2006/2007) e membro das comissões organizadora e científica da Cúpula Iberoamericana de Comunicadores (2006/2007).

 

Carga-horária: 20 horas/aula

 

Investimento: R$ 690,00 (seiscentos e noventa reais). Fazendo a sua matrícula até o dia 12 de abril de 2013, você ganha 20% de desconto, pagando apenas R$ 552,00 (quinhentos e cinquenta e dois reais). 50% de desconto para ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: R$ 345,00 (trezentos e quarenta e cinco reais).